O que você espera de um bom ERP? Confira as funcionalidades mais buscadas

O que você espera de um bom ERP? Confira as funcionalidades mais buscadas

Tempo de leitura: 5 minutos

Se você acompanha o blog da Sfhera, já sabe que um ERP configura um modelo de sistema integrado de gestão em que todos os dados, processos, produtos, serviços e informações da organização estão interligados. Esse tipo de solução oferece mais que uma modernização dos processos produtivos, mas um olhar mais sinérgico sobre as operações e resultados da empresa. 

No entanto, você sabe dizer quais são as funcionalidades mais importantes desse tipo de sistema integrado? É claro que cada empresa exigirá particularidades que podem fazer com que determinado software seja mais vantajoso que outros, mas no geral, existem características/funções fundamentais que são primordiais para qualquer segmento. 

De maneira geral, é preciso observar bem de perto a qual segmento esse sistema de ERP pertence: financeiro, de gestão, engenharia, etc. Além disso, independente da área na qual ele for incorporada, podemos dizer que ele precisa combinar os recursos técnicos a uma certa flexibilidade e liberdade de integração a outros processos da empresa, afinal, é isso que vai garantir o aumento da sua performance e uma gestão mais eficiente. Conheça na prática algumas dessas funcionalidades que não podem faltar em um bom ERP banking, ou seja, ligado a área financeira/gestão de uma empresa:

1. Operações financeiras básicas

O dia a dia de um negócio envolve uma série de atividades que nem sempre são fáceis de resolver, por isso, a busca por automatizar ou facilitar os processos é uma constante. Dentre esses processos, alguns exigem um grau de atenção, planejamento e organização que pode ocupar bastante o tempo nessa rotina. 

Esse é o caso das operações financeiras básicas, que diz respeito sobretudo ao registro das vendas. Nesse caso, uma das funcionalidades mais buscadas em um bom sistema ERP é a emissão de notas e cupons fiscais. Essa funcionalidade, se bem integrada ao sistema como um todo, possibilita  mais agilidade e rapidez nas operações, e está diretamente ligada a outra funcionalidade que vamos falar logo abaixo.

Essa funcionalidade está presente no Sfhera Software. Com planos que cabem no seu bolso, você tem acesso às principais operações financeiras que necessita para o seu dia a dia na empresa.

2. Controle de produtos e estoque

O controle de produtos e estoque depende de um sistema integrado às operações de venda, afinal, é preciso que o sistema seja capaz de registrar o produto que foi vendido e controlar o número que ainda tem em estoque, para que novas vendas ocorram sem quebras de expectativas nos clientes.

Também é necessário oferecer um sistema de cadastro de produtos completos, garantindo um controle total dos produtos e também do próprio estoque. Essas operações são vitais para o planejamento da empresa, seja para o atingimento de metas de vendas ou para os objetivos mais amplos, relacionados ao seu próprio crescimento.  

3. Pedidos/Orçamentos/Frente de caixa

A funcionalidade de orçamentos nem sempre está presente nos softwares de gestão disponíveis no mercado, mas figura entre as funcionalidades mais buscadas. Afinal, dependendo do tipo de compra realizada, o cliente busca antes um orçamento para conhecer o produto/serviço e se planejar financeiramente para a compra.

No Sfhera Software, você consegue emitir pedidos e orçamentos e ainda contar com uma importação automática para faturamento, funcionalidade essencial para agilizar o controle do seu estoque e também do seu caixa.

4. Integração a outros sistemas

Um sistema de gestão integrado sozinho não dá conta de todas as operações que você realiza na sua empresa. Por isso, é fundamental que ele seja capaz de se integrar a outros sistemas que você já utiliza, sem que a qualidade de dados ou de sua própria performance seja atingida.

Essa é a função da API, que significa Interface de Programação de Aplicação, que irá integrar funções mais complexas a interfaces menos complexas, personalizando também a sua gestão e sua forma de lidar com a sua operação.

No Sfhera Software são oferecidas diversas possibilidades de integração com sistemas muito utilizados no mercado, e você pode contar com nosso time para lhe explicar ponto a ponto e entender melhor como funciona a integração.

5. Controle de contas + conta digital

Dentre as funcionalidades mais buscadas de sistemas de ERP estão o controle de contas e a integração a conta digital, automatizando cobranças e facilitando o controle da sua gestão. Nesse caso, um bom sistema lhe oferece um controle total de contas a pagar e a receber, seja relacionado a fornecedores, produtos ou recursos básicos necessários para sua operação.

No Sfhera software você conta com esse controle automatizado da sua conta digital, isso significa inclusive que as entradas já vão direto para sua conta digital. Prático, não é mesmo?

6. Controle e segurança

Essa talvez seja a funcionalidade mais buscada, pois toda operação dentro de uma empresa está diretamente relacionada à segurança: afinal, há que se levar em consideração a responsabilidade com os dados do seu negócio e também com o seu cliente.

Por isso, é importante que você escolha um ERP que possua um controle de usuários e perfis cadastrados, dando acesso ao sistema para os colaboradores e usuários que participam da sua operação/gestão. 

No Sfhera Software você confere em cada plano o número de usuários que podem ser cadastrados no sistema, e consegue entender qual deles é o ideal para o seu negócio. Essa funcionalidade é fundamental para garantir uma gestão mais alinhada e de alta performance.


Depois de conhecer as 6 funcionalidades mais buscadas em sistemas ERP e de conferir que todas elas estão presentes no Sfhera Software, basta entrar em contato com nosso time para levar a solução para a sua empresa. Se você quer descobrir outras informações e novas funcionalidades que só o Sfhera Software oferece, mande uma mensagem para nossa equipe e faça parte dos clientes que apontam mais de 95% de satisfação com nossa solução.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.