Transformação digital: como a inovação pode ajudar sua empresa nos próximos anos?

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Desde que a internet se popularizou no mundo, novas formas de relações sociais e de consumo também surgiram. De uma organização física e material, passamos a ter a virtualidade como um espaço compartilhado, em que pudemos ver com mais clareza que a informação é um elemento fundamental para a nossa sociedade, e ela está no centro de muitas trocas que estabelecemos em nosso cotidiano. 

Afinal, é a partir de uma leitura de mundo singular, que cada um de nós constrói informações e interpretações sobre o mundo, as instituições, empresas e o próprio mercado.

A cada ano de popularização das tecnologias, novas formas de comprar e de se relacionar com as marcas foram surgindo. Assim, se o marketing no início passou por fases em que se valorizava o (1.0) Produto, (2.0) Consumidor, (3.0) Humanização e valores, hoje, a (4.0) Experiência é a chave de uma estratégia de sucesso.

Mas para compreender como a transformação digital tem muito a contribuir com a estratégia da sua empresa nos próximos anos, vamos olhar detalhadamente para alguns pontos fundamentais. 

É importante considerar que a transformação digital que tratamos aqui não se refere a uma simples troca de equipamentos, ou a exigência de todos os colaboradores estarem nas redes sociais. Nesse caso, nos referimos a mudanças estruturais e culturais da empresa, que combinam a inovação a novas práticas capazes de gerar melhores resultados.

Confira os principais pontos de crescimento que a transformação digital pode proporcionar no seu negócio:

 1. Conte com a inteligência de dados melhorando a experiência do usuário

A relação entre marketing e dados do comportamento do consumidor não é nova, no entanto, as novas mídias digitais aumentaram tanto o volume quanto a qualidade dessas informações, trazendo novos elementos para a criação de estratégias cada vez mais alinhadas com as necessidades de quem consome.

Independente do segmento do seu negócio, se você possui um site ou alguma rede social, é possível extrair informações complexas de forma gratuita, utilizando as ferramentas do próprio Google. O Google Analytics, Google Search Console e outras ferramentas como o  Facebook Business são exemplos concretos de que já é possível melhorar a comunicação entre a sua marca e o seu cliente com base em estudos e análises de seus interesses, necessidades e hábitos. 

2. Alcance uma modernização dos processos para melhores resultados

À medida que as pesquisas por opções e compras se deslocaram para o ambiente digital, alguns ajustes são necessários para garantir a qualidade dessa compra. Assim, desde o controle de caixa, os programas de computadores utilizados como ferramentas para o trabalho e também os softwares que otimizam a gestão da empresa são transformações que vieram para ficar.

Um desses exemplos são os softwares ERP, ou Sistema de Gestão Integrado. Com ele, é possível registrar informações de complexidade simples até as mais robustas, fazendo cruzamentos e combinações que conferem mais inteligência ao atendimento, gerando soluções inovadoras. Essas informações podem estar ligadas aos funcionários, aos clientes, fornecedores, compras, vendas, taxas e impostos e outras informações relacionadas aos produtos. 

Na Sfhera, nossa solução de ERP soma mais de 5 mil usuários ativos, com 95% de satisfação. Dentre as funcionalidades, estão o cadastro de clientes, produtos, fornecedores, estoque, além de toda a parte voltada para a geração de pedidos, como notas, documentos e outras informações de cobranças digitais. Saiba mais sobre o SfheraERP Banking.

3. Garanta uma gestão do conhecimento para equipes mais engajadas

Se tem uma coisa que a transformação digital facilitou foi o armazenamento e a troca de informações entre as pessoas. Desde um tutorial na internet até salas de bate papo para trocas de experiência, ela pode trazer à sua empresa mais qualidade na gestão do conhecimento. Assim, desde a criação de documentos compartilhados com todos os colaboradores até espaços de treinamento online, é possível oferecer mais oportunidades de capacitação para as equipes sem precisar de grandes investimentos ou recursos.

Nesse processo, é fundamental que você garanta que esse conhecimento esteja armazenado de forma segura e que os modos de acesso estejam bem claros para todos. Dessa forma, é possível garantir que aquilo que foi aprendido e absorvido pelo time não se perderá mesmo que haja troca de algumas pessoas da equipe.

4. Implemente a integração de canais para jornadas de compras mais simples 

Uma das inovações que a transformação digital trouxe foi a possibilidade do cliente escolher qual a melhor forma para comprar. Nesse caso, estamos falando tanto da melhor marca quanto do melhor ambiente (se é na loja física ou no site), se é por meio de um pedido no whatsapp ou pelo direct do instagram. 

Nesse caso, a inovação está justamente em proporcionar a ele uma experiência positiva com a sua marca, independente do meio que ele escolha para isso. Também conhecida como Omnichannel, esse tipo de estratégia visa oferecer uma experiência de compra em que o consumidor é o centro de tudo. Isso possibilita a criação de jornadas de compras mais simples, em que o próprio cliente consegue tirar suas dúvidas (seja por meio de FAQ’s, ebooks ou outros conteúdos) e realizar a compra de forma mais rápida e intuitiva.

5. Trabalhe para o fortalecimento da marca com a presença digital

Se antes era preciso comprar espaços na TV aberta, ou ainda realizar a impressão de diversos materiais gráficos para fazer sua marca ser notada, agora, a realidade é outra. Com a transformação digital, novos pontos de contato foram estabelecidos com os clientes, e sua marca ganhou novas oportunidades de se posicionar.

No entanto, é importante não dar bobeira nesse posicionamento. Deixar claro o propósito da empresa e sua política de serviços é fundamental para um fortalecimento sólido e responsável. Afinal, na era da informação, é muito importante estar atento ao modo como você constrói sua marca, para não correr riscos de comunicar uma coisa e na prática, acabar fazendo outra.

Para continuar acompanhando inovações no mercado e como você pode aplicar essas melhorias, confira outros textos produzidos em nosso blog.

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