#Sfheradescomplica: como melhorar a contabilidade da minha empresa?

#Sfheradescomplica: como melhorar a contabilidade da minha empresa?

Tempo de leitura: 6 minutos

#Sfheradescomplica: como melhorar a contabilidade da minha empresa?

Estatísticas, números, análises, investimentos: tudo isso parece muito complexo pra você? É verdade que gerir a contabilidade de uma empresa pode não ser uma tarefa fácil, especialmente porque essa área precisa estar saudável e com a organização em dia para que todos os processos da empresa se desenvolvam da melhor forma. E é nesse contexto que surge a dúvida: como melhorar a contabilidade da minha empresa?

Primeiramente, é importante perder o medo e o bloqueio com a área, afinal, contabilidade não precisa ser um bicho de sete cabeças. Por isso, foi pensando em como apresentar melhores práticas e esclarecer alguns pontos sensíveis em relação a essa área, que produzimos um conteúdo focado em descomplicar esses conceitos. 

Aqui neste texto, você vai aprender:

  • Os pilares de uma contabilidade eficiente
  • A importância da comunicação administrativa e o planejamento estratégico
  • Dicas práticas: como melhorar a contabilidade da minha empresa?

Antes disso, vale ressaltar que a contabilidade é entendida como uma área de conhecimento especializada em registrar, avaliar e interpretar todas as movimentações que envolvem o patrimônio financeiro de uma entidade. Para isso, é necessário que mantenha um controle e, especialmente, um registro de tudo que envolve o financeiro da organização. Seu objetivo macro é garantir, além da saúde financeira da organização, um equilíbrio que seja compatível com os caminhos e estratégias que a empresa deseja alcançar, por isso, precisa ser levada lado a lado nas decisões estratégicas da organização.

Os pilares de uma contabilidade eficiente

Agora que você compreendeu um pouco mais sobre o funcionamento da área de contabilidade, é hora de conhecer os pilares que tornam as atividades nela desempenhadas mais eficientes. 

  1. Organização

A organização é um elemento fundamental para que procedimentos importantes, urgentes e necessários não se confundam. Assim, um primeiro passo é manter, registradas, todas as operações financeiras do empreendimento, começando pelas despesas: contas de energia, água, aluguel, colaboradores, manutenções, matéria prima, logística, marketing, entre outras atividades. 

  1. Equilíbrio

Destacamos o equilíbrio como um dos pilares de uma contabilidade eficiente pois, quando se trata da administração financeira de uma empresa, é preciso equilibrar os gastos com os investimentos

Gasto = os gastos se referem a tudo aquilo que sai do caixa da sua empresa. Ou seja, custos relacionados ao seu material, despesas relacionadas a sua operação e até os investimentos que você realiza tendo em vista um objetivo específico.

Investimento = apesar de fazer parte do universo de gastos, os investimentos representam aquilo que sai da empresa com a expectativa de aumentar os lucros. Por isso, o acompanhamento desse investimento deve ser feito de perto, para que você identifique 

Assim, a partir de um diagnóstico de todos os gastos envolvidos na empresa, é possível traçar um ponto de equilíbrio em que as entradas são suficientes para a manutenção do negócio de forma saudável. A partir daí, é possível realizar projeções mais seguras e traçar de forma mais sólida a porcentagem de lucro que se deseja alcançar. 

  1. Foco na realidade

É claro que todo empreendedor deseja ver seu negócio prosperar e que, para isso, investimentos são necessários, tanto para impulsionar este crescimento quanto para conquistar mais solidez no mercado. No entanto, é preciso que as avaliações dos recursos financeiros sejam pautadas na realidade, sem falsear resultados ou ignorar o contexto econômico (com todas suas oportunidades ou ameaças). Por isso, um dos pilares de uma contabilidade eficiente é estar sempre atenta à realidade financeira da empresa, para avaliar necessidades e oportunidades que possam surgir.

A importância da comunicação administrativa e o planejamento estratégico

Depois de conferir os pilares para uma gestão financeira mais eficiente vamos apresentar alguns conceitos que respondem à questão: como melhorar a contabilidade na minha empresa?

Se você sabe o que é um planejamento estratégico, provavelmente entende que ele é um elemento importante para a gestão da sua empresa. Afinal, ele ajuda no delineamento do caminho que você precisa seguir para alcançar determinados resultados e objetivos. Nesse sentido, se sua empresa deseja aumentar o faturamento, ou expandir mercado, ou ainda, ser reconhecida como empresa referência em seu segmento, o planejamento é a ferramenta necessária para que os primeiros passos possam ser tomados.

Mas o que o planejamento tem a ver com a contabilidade? Na realidade, é a partir da análise e da interpretação dos caminhos, dificuldades e oportunidades que circundam a empresa que o departamento financeiro pode organizar melhor a situação dos gastos e investimentos. 

Assim, considerando um objetivo de expansão de mercado, por exemplo, a área de contabilidade pode mapear ações para poupar gastos ou melhores produtos para investimentos mais seguros, que deem conta do objetivo de expansão.

Já a comunicação administrativa desempenha uma relação importante com a contabilidade pois precisa manter essa área sempre informada das operações que estão acontecendo dentro da empresa. Isso requer uma atualização de informações referentes a operações, ações promocionais de publicidade e até mesmo suprimentos para o dia a dia das atividades. Por isso, todos os departamentos da empresa precisam ter canais ou momentos de repasses com a contabilidade, repassando essas e demais informações.

Dicas práticas: como melhorar a contabilidade da minha empresa?

  1. Trabalhe com organização, equilíbrio e foco para analisar a sua situação financeira;
  2. Entenda todos os gastos que sua empresa possui;
  3. Mapeie os investimentos e inclua o monitoramento de cada um deles;
  4. Invista em um planejamento completo e robusto;
  5. Trabalhe na melhoria da comunicação administrativa e interna da sua organização;
  6. Invista em automações inteligentes que poupem o seu tempo e organizem seus processos;
  7. Mantenha-se informado sobre procedimentos e normas fiscais exigidas pela legislação;
  8. Evite atrasos nos pagamentos ou situações que levem ao endividamento;
  9. Mantenha o alinhamento com a diretoria da empresa para que a situação fiscal e econômica seja acompanhada de perto;
  10. Pesquise, troque ideias e procure informações com especialistas quando não estiver completamente seguro de qual decisão tomar.

Agora que você conferiu dicas práticas de como melhorar a contabilidade da sua empresa, sugerimos que não pare de se aprimorar e buscar melhorias cada vez mais. Por isso, disponibilizamos outros conteúdos que podem ser relevantes para a sua empresa garantir mais solidez no mercado atual. 

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.