Software financeiro gratuito: vale a pena utilizar?

Software financeiro gratuito: vale a pena utilizar?

Tempo de leitura: 6 minutos

Uma das dúvidas de quem procura soluções para otimizar e ter mais organização nos processos financeiros do seu negócio é: o quanto investir em softwares e outras alternativas? Será que vale a pena apostar em um software financeiro gratuito? Pensando nessas questões, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber para tomar a sua decisão.

Mas, antes de entender os detalhes dessas soluções, é preciso avaliar o grau de complexidade que as operações financeiras do seu negócio exige. Essa espécie de diagnóstico poderá ajudá-lo a tomar uma decisão mais próxima da sua real necessidade. Por isso, é necessário compreender quais são as funções e operações financeiras desempenhadas na sua empresa, e o primeiro passo é compreender o departamento financeiro e suas principais funções 

A área financeira e suas principais funções

Em resumo, o setor financeiro de uma empresa é a área ligada a todas as operações que envolvem recursos financeiros, sejam eles no fluxo de entrada ou saída. Esse controle precisa ser realizado conforme a legislação e demais regulamentações de órgãos governamentais como a Receita Federal.

Assim, a estrutura deste departamento pode variar de acordo com o tamanho e tipo de operação que essa empresa realiza, mas sempre estará ligado a um senso de preservação e de melhor gestão do patrimônio daquele empreendimento. Para essa gestão, pode dividir as atividades em: tesouraria, gestão de custos e investimentos, controle de tributos, contabilidade e os recursos envolvidos com a gestão de pessoas.

Outra característica da área financeira nas empresas é que ela, geralmente, tem relação com todos os outros setores e colaboradores, pois precisa estar ciente dos investimentos realizados, compras, recursos para publicidades e outras ações. 

É por essa característica integrada que lidar com tantas demandas no dia a dia torna-se um desafio, e requer organização, agilidade e assertividade por parte do gestor. E é exatamente para auxiliar nesse gerenciamento que soluções como o software financeiro gratuito entram em cena. Por isso, vamos tratar de alguns elementos que fazem a diferença na hora de escolher um software para sua empresa, e podem ajudar você a decidir entre uma solução gratuita ou em um preço que caiba no seu bolso.

Segurança

O quesito segurança é talvez um dos mais importantes quando o assunto é software financeiro. Isso porque esse tipo de tecnologia precisa ser segura ao ponto de armazenar uma quantidade grande de dados tanto da sua empresa quanto dos seus clientes. 

Para utilizar um software financeiro gratuito é preciso que você esteja atento aos termos e condições daquele fornecedor e, ainda, da política de privacidade trabalhada. Além disso, esses tipos de soluções não costumam contar com uma equipe de atendimento para tirar suas dúvidas ou prestar um tipo de acompanhamento para processos e procedimentos que geram dificuldades. Por isso, se você preza pela segurança, talvez o software gratuito não seja o ideal para você.

Funcionalidades

Se você precisa lidar com produtos e estoque, pedidos e orçamentos, vendas, funcionários, investimentos, contas e pagamentos, definitivamente você precisa de um software que acompanhe o seu ritmo. Por isso, de que adianta um software financeiro gratuito ter um belíssimo layout e calculadora otimizada se não dá conta de te oferecer o básico para as operações diárias? Pior ainda é quando te coloca num ciclo de pagamentos que para acessar uma nova funcionalidade você precisa pagar um valor altíssimo, não é mesmo?

Por isso, é importante observar se, dentro das operações financeiras mais comuns na sua empresa, o software gratuito é satisfatório. Para esse passo, é necessário ouvir sua equipe sobre quais processos são os mais complexos de serem executados, e quais dinâmicas trariam mais qualidade para o trabalho de todos. Assim, é bem provável que um software financeiro gratuito deixe um pouco a desejar na oferta de funcionalidades.

Integração

A integração dos processos é como o coração de um sistema financeiro. Por exemplo, para que um software financeiro gratuito realmente facilite a vida dos colaboradores e da sua empresa, é necessário que ele possua um sistema integrado com sua conta digital, para que as operações de recebimento e pagamento de contas possam acontecer de forma automatizada e segura, sem que você perca tempo com cada conta manualmente. Esse é um dos exemplos que precisa ser observado quando o assunto é integração, mas ela é muito mais ampla. Falamos de integração em relação aos próprios sistemas de controle já utilizados em seu negócio, que precisam ser compatíveis com o novo software. Essa é uma dica preciosa para não encontrar soluções de prateleira para as principais fragilidades dos seus processos.

Procure por soluções personalizadas, mas que caibam no seu bolso

Se você chegou até aqui deve ter percebido que a utilização de um software financeiro gratuito pode prometer muitas coisas, mas na prática, nem sempre se mostra a melhor opção. Por isso, aqui na Sfhera acreditamos em soluções personalizadas, mas que respeitem os desafios dos nossos clientes. Por isso, nossa solução Sfhera Software é oferecida em três modalidades distintas que buscam se adaptar às necessidades e também à realidade financeira dos empreendimentos que a utilizam: o plano fit, light e master.

Sfhera Software: mais segurança, funcionalidade e integração

Em relação à segurança, nos orgulhamos de mais de 25 anos de experiência de mercado que nos permite acompanhar as necessidades dos clientes e tornar nossa solução cada vez mais robusta e completa.

Funcionalidade é o que não falta no Software Sfhera, com mais de 5.000 usuários ativos e 95% de satisfação, nosso produto entrega diferentes níveis de funcionalidades que vão desde o perfil dos usuários e clientes, o controle de estoque e fluxo de caixa até cobranças digitais, pedidos e suporte. 

Já quando o assunto é integração, nossa solução se destaca: são mais de 100 integrações disponíveis e possíveis de serem executadas com nosso software. Isso significa processos mais coesos e eficientes em sua gestão.

Se você busca alternativas para tornar os processos financeiros da sua empresa mais eficientes e ágeis, conte com nossa equipe para te ajudar e encontrar a solução ideal para o seu caso. 

QUERO QUALIDADE E SEGURANÇA COM O SFHERA SOFTWARE

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.