Seu negócio e a cobrança digital: confira diferenças entre as alternativas de pagamentos

Seu negócio e a cobrança digital: confira diferenças entre as alternativas de pagamentos

Tempo de leitura: 6 minutos

Seu negócio e a cobrança digital: confira diferenças entre as alternativas de pagamentos

Você já perdeu vendas por só aceitar pagamentos de uma única forma? 😰 Ou, como cliente, vivenciou aquela longa espera em filas de agências bancárias para realizar pagamentos? Para muitas pessoas, o uso do dinheiro físico para compras já é uma realidade do passado. Isso porque, atualmente, existem muitas opções disponíveis no mercado para efetuar uma cobrança digital

Com elas, é possível que você realize diversas transações na ponta dos dedos. Essas alternativas facilitam tanto para os consumidores, que podem escolher o melhor tipo de pagamento de acordo com sua realidade e também para quem vende. Afinal, mais opções de pagamento são também mais opções de compra!

Mas, qual desses tipos oferece mais benefícios para o seu negócio?

Aqui neste conteúdo você vai conferir as principais vantagens de cada uma dessas opções para quem tem seu próprio negócio. Mas, primeiro, é preciso ter bem claro o que cada opção tem a oferecer de forma mais ampla.

1) Cartão de crédito

O primeiro sistema de cartão de crédito chegou ao Brasil em 1956, mas só em 1968 ele começou a ser popularizado. Basicamente, ele inaugurou uma nova forma de comprar que abriu muitas portas tanto para consumidores, quanto para vendedores. 

Sua principal vantagem é poder oferecer uma espécie de quantia pré-aprovada para a realização de transações. Assim, o cliente usuário, em determinado dia, deve realizar a quitação desse valor, seja integralmente ou por parcelas que contam com taxas de juros sobre este uso, previamente acordados entre as partes.

Nesse modelo, o cartão de crédito acaba oferecendo mais tempo para o pagamento de um determinado valor, não impactando de forma tão brusca no orçamento financeiro do comprador. No entanto, as operadoras de cartão também ficam com uma porcentagem da venda.

2) Cartão de débito

Uma alternativa prática para clientes que preferem a segurança da compra à vista, o cartão de débito também é uma forma de cobrança digital. No entanto, o cartão de débito permite que a compra seja realizada de forma integral a partir do saldo bancário do cliente. 

Aqui no blog da Sfhera falamos um pouco sobre como a pandemia inaugurou novos desafios para os empreendedores no Brasil. Um desses desafios passou a ser garantir mais segurança na hora da compra, cumprindo os protocolos de isolamento social recomendados pelas organizações de saúde.

Neste contexto, os cartões de débito também se mostraram uma ótima alternativa, por possibilitarem a compra com o mínimo de contato ou totalmente à distância, como é o caso dos cartões que permitem aproximação.

Da mesma forma que o cartão de crédito, as operadoras do cartão também ficam com uma porcentagem da venda.

3) Boletos ou código de barras por meio de apps

Uma das grandes vantagens no pagamento por boletos/códigos de barras, mesmo nos aplicativos dos bancos, é a segurança. No entanto, é preciso considerar que este também é um tipo de pagamento em que é necessário completar mais etapas até a fase final. 

A segurança está principalmente em não exigir que o cliente forneça qualquer dado para seu pagamento, não deixando “rastros digitais” que poderiam ser posteriormente utilizados por softwares especializados no roubo de dados, como é o caso do cadastro por cartões. Os pagamentos por boletos, neste caso, diminuem consideravelmente a possibilidade de fraude ou clonagem do cartão.

Uma outra vantagem oferecida pelo boleto bancário é não precisar de aprovação de crédito: pagou, o produto/serviço é seu.

4) PIX

Em 2020 o Banco Central anunciou uma novidade no sistema de cobranças digitais permitidos no Brasil, o modelo PIX.  Nesse sistema, transferências de dinheiro entre contas pode acontecer 24 horas por dia, sete dias por semana (mesmo em feriados!) sem qualquer taxa.

A grande novidade do Pix é a integração de todo sistema bancário, por isso, transações de bancos diferentes podem acontecer sem nenhuma cobrança.

Em relação à segurança, esse sistema sofre dos mesmos problemas que todas as transações realizadas por aplicativos dos bancos, que estão relacionadas a clonagem de celulares, entre outros dados.

Quais são as melhores opções de cobrança digital para o meu negócio?

Vantagens do pagamento por boletos

Destacamos como pontos positivos a segurança do pagamento, a possibilidade de oferecer descontos e a rapidez em resgatar o dinheiro no caso de vendas por boletos. 

Vantagens do pagamento por cartão de crédito/débito

A cobrança digital realizada por cartões de crédito e débito tem a vantagem concreta da diversificação das alternativas de pagamento. Ou seja, tendo o dinheiro em mãos ou não, a venda pode ser concluída.

Isso nos leva a um outro benefício, que é a redução dos riscos de inadimplência, já que no caso do débito as operações são à vista, e no caso do crédito, o risco é da operadora financeira, e não do seu estabelecimento.

Vantagens do pagamento por pix

Empresas que possuem conta ou carteira digital em instituições financeiras que adotam o sistema podem utilizar o pix para suas operações. A partir do cadastro das “chaves”, seu negócio pode oferecer essa opção como uma alternativa de pagamento, já que ela não envolve a cobrança de taxas e pode representar um atrativo para o cliente.

Porque a cobrança digital integrada é fundamental para quem é empreendedor?

Gerenciar todas as operações financeiras envolvidas na compra e venda de produtos ou serviços não é uma tarefa fácil.

Por conta disso, muitas empresas acabam encontrando problemas fiscais ou contábeis por não realizar uma gestão completa dessas operações, esquecendo de dados que se perdem pelo caminho.

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