Você sabe o que leva muitas empresas ao fracasso?

Você sabe o que leva muitas empresas ao fracasso?

Tempo de leitura: 3 minutos

Muitas pessoas tem o sonho de empreender e ter um negócio próprio. Porém, é muito comum que ao longo do percurso surja o medo de fracassar. E esse não é um temor infundado; de fato, 3 em cada 10 pequenas empresas no Brasil encerram as atividades antes de completarem 2 anos.

Porém, o que muitas pessoas não sabem é que dificilmente esse fechamento é ocasionado por azar ou coisas similares. Na verdade, existem motivos muito claros que são responsáveis por uma empresa não obter sucesso. Você sabe o que leva muitas empresas ao fracasso? A seguir, contamos para você 5 razões pelas quais isso pode acontecer. Confira:

1 – Falta de investimento em marketing

Esse é um pecado capital que muitas empresas cometem. Com medo de fazer investimentos altos no começo, os sócios pensam que podem, eles mesmos, realizar o marketing da empresa.

Porém, não é à toa que um ditado bem antigo diz que ‘propaganda é a alma do negócio’. Vale muito a pena investir em uma agência competente para tornar a sua marca conhecida e, assim, alcançar um sucesso mais rápido e certeiro.

2 – Não ter controle financeiro

Na contramão dos que tem medo de gasta, há aqueles que não mantêm um controle financeiro adequado. Isso é causado, em parte, pela falta de conhecimento de conceitos básicos de finanças.

Portanto, além de controlar o fluxo de caixa, é necessário se informar sobre outras movimentações que são as responsáveis pelo verdadeiro lucro. Isso inclui, por exemplo, orçamento anual, análise de resultados já obtidos e objetivos pretendidos.

Leia também: O uso de uma gestão de custos eficiente nas pequenas empresas

3 – Gestão bagunçada

Além do planejamento de objetivos anuais ou mensais, é extremamente importante ter organização na hora de planejar o dia a dia. A gestão do cotidiano é fundamental para o bom desempenho de uma empresa. Estar a par de fluxo de caixa, visitas diárias ao site e jornadas dos colaboradores, por exemplo, são ações importantíssimas para decidir as ações e planejamentos seguintes.

Para ajudar com isso, é muito bom contar com um software de gestão empresarial, que organiza tudo para você. Acesse nosso site para conhecer nossos módulos.

4 – Falta de visão a longo prazo

Conciliar os projetos de curto prazo com o planejamento de longo prazo é um dos principais desafios dos empreendedores. Antes mesmo de abrir a empresa, é preciso fazer um plano de negócios no qual conste quais são as metas em longo prazo.

Caso necessário, elas devem ser ajustadas de acordo com a rotina da empresa. Porém, nunca se pode perdê-las de vista. São elas que devem gerir todas as ações e investimento feitos pela gestão.

5 – Erro na escolha do produto

Essa é uma questão crucial. Boa parte das startups que fracassaram no país recentemente apontaram o produto como motivo. Se você oferecer um produto muito específico, ou uma solução para um problema que não existe, não haverá marketing ou planejamento que salve.

Por isso, é preciso fazer uma pesquisa detalhada de mercado e entender se há demanda para o produto que você pretende lançar. Caso a resposta seja negativa, repense.

Como você pôde perceber, a falta de planejamento é a principal culpada pelo fracasso empresarial. Então, conte com um bom software de gestão empresarial e não caia nessa armadilha!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.