Por que adotar o conceito de gestão 4.0 na minha empresa?

Por que adotar o conceito de gestão 4.0 na minha empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

A transformação digital é algo que as empresas em todo mundo, independente de seu porte, estão passando. Esta revolução tecnológica impõe às organizações mudanças de paradigma para o seu funcionamento. E isto inclui a sua gestão. Daí surge o conceito de gestão 4.0.

Mas o que é gestão 4.0? Como ela surgiu? Como ela foi desenvolvida? Por que adotar esse conceito é tão importante para a minha empresa? Leia esse post e saiba tudo.

Como surgiu o conceito de gestão 4.0?

O consumidor hoje é chamado de Omnichannel, pois a tecnologia lhe deu mobilidade 24 horas por dia, garantindo mais informações e possibilidades para tomar a decisão de compra. Ele tem acesso a fornecedores de praticamente todas as partes do mundo e usa, simultaneamente, canais múltiplos para suprir necessidades.

Assim, os consumidores se tornam mais exigentes e mais vulneráveis às modificações nas tendências. Seu dinamismo está fazendo as organizações terem sensibilidade mais aguçada para, não só perceber, mas prever suas demandas de consumo. Isso leva à gestão 4.0.

As informações deste texto estão sendo úteis para você entender por que deve adotar o conceito de gestão 4.0 em sua empresa? Leia até o final para saber mais. Somos uma empresa que atua no desenvolvimento de softwares empresariais de alta tecnologia.

O que é, então, gestão 4.0?

A essência da gestão 4.0 é dar mais voz ao cliente na gestão da empresa e a necessidade de ser mais flexível e ágil para inovar, seguindo o ritmo das demandas do consumidor. Ela é um tipo de gerenciamento empresarial criativo, aberto e interativo, com capacidade de integrar capital intelectual, objetos inteligentes e máquinas em favor da excelência na produção.

Com isso, se impõe a necessidade de uma liderança que aja mais como agregadora e facilitadora do que como um CEO tradicional. É a chamada liderança 4.0. Também existe um grande uso de tecnologia para compreender processos e desempenho. Existe ainda a necessidade de um profundo trabalho com mineração de dados para ajudar a prever cenários.

A gestão 4.0 traz a capacitação dos colaboradores por meio de ferramentas de machine learning, o que possibilita a criação de programas de treinamento personalizados. Além disso, processa e agrega os dados fornecidos e autorizados pelo consumidor para melhorar a experiência do usuário. Também pode trabalhar com protótipos digitais no processo produtivo, acelerando a criação de produtos e diminuindo os desperdícios.

Por que isso é importante para a minha empresa?

A gestão 4.0 tem como princípios a descentralização do ciclo produtivo, a virtualização de operações, a personalização de produtos e serviços e a correção e o controle de operações em tempo real. Tudo isso já demonstra a importância de se adotar o conceito de gestão 4.0. Mas iremos mostrar, a seguir, algumas outras virtudes para a sua empresa:

· Estreitar o relacionamento com o seu consumidor, utilizando entregas em plataformas múltiplas, que fazem com que a empresa se torne onipresente em seu mercado;

· Sinalizar profissionalismo, vanguarda e modernidade, fortalecendo a marca;

· Automatizar processos, enxugando procedimentos, reduzindo custos e fazendo talentos conseguirem se dedicar ao core business;

· Desenvolver uma liderança que se preocupe com a potencialidade de seu material humano.

Gostou deste post? Agora que você já sabe a importância do conceito de gestão 4.0 para uma empresa, acesse nosso site e conheça nossos produtos. Somos uma empresa que atua no desenvolvimento de softwares empresariais de alta tecnologia.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.