Como capacitar sua equipe para o melhor uso de softwares de gestão

Como capacitar sua equipe para o melhor uso de softwares de gestão

Tempo de leitura: 4 minutos

O mundo corporativo está definitivamente mudado. Entre as principais inovações que acertaram em cheio as corporações, os softwares de gestão com certeza são dignos de destaque.

Atualmente, empresas de todos os tamanhos e segmentos aderiram ao uso dos famosos ERP (Enterprise Resource Planning). E não é para menos. Segundo um estudo realizado pela empresa de pesquisa norte-americana IDG Research Services, empresas que utilizam sistemas de gestão crescem 35% mais rápido do que as que não utilizam essa tecnologia.

A explicação mais básica para essa verdadeira proliferação da ferramenta no mercado é a de que os seus benefícios para as empresas continuam surpreendendo até mesmo os gestores mais otimistas.

Benefícios da utilização de softwares de gestão

Está cada vez mais comprovada a eficácia dos softwares empresariais em impactar de forma significativa os processos internos das organizações. Sua utilização transforma todo o cotidiano das empresas e garante muito mais eficiência nas atividades administrativas.

Elencamos para você as principais vantagens:

  • Integração de todos os setores da empresa;
  • Redução de custos a médio e longo prazos;
  • Melhores tomadas de decisões;
  • Visão mais ampla de todas as operações;
  • Armazenamento facilitado de dados.

Diante de tantas possibilidades vantajosas, a capacitação de equipe torna-se uma pauta urgente. É preciso orientar devidamente os colaboradores para que as empresas possam se beneficiar de todas as funcionalidades que os softwares de gestão podem oferecer.

Confira agora algumas dicas valiosas sobre como capacitar sua equipe:

Planejamento

Nenhuma experiência torna-se bem sucedida sem um bom planejamento. Preparar-se para as mudanças que serão futuramente promovidas pelos softwares de gestão é de fundamental importância para garantir que esse momento de transição seja bem recebido por todos os colaboradores.

Quais os objetivos esperados com a utilização de um sistema ERP? De que maneira eles deverão ser alcançados? Quem serão os principais responsáveis pelo treinamento da equipe? E pelo monitoramento? Quais as diretrizes que deverão ser seguidas para o uso responsável do sistema?

Definir antecipadamente estas e outras questões é importante para nortear com mais facilidade a empresa para os rumos previamente estabelecidos.

Treinamento

Lidar com práticas e ferramentas novas sempre exige bastante esforço e determinação para aprender. Entretanto, mesmo que a equipe esteja realmente engajada, todo o entusiasmo pode vir por água abaixo se não houver um treinamento eficiente. Bons resultados são a combinação perfeita entre dedicação e qualificação.

Por isso, use e abuse de simulações no treinamento de sua equipe. Aprender na prática é sempre um caminho excelente para fixar qualquer conteúdo.

E para otimizar o tempo e garantir que cada colaborador vai receber o treinamento necessário para a sua função específica, direcione estrategicamente os módulos de treinamento de acordo com os setores da empresa e garanta que cada um dos colaboradores tenha contato com todas as funcionalidades dos softwares que são pertinentes a sua área.

LEIA TAMBÉM: Guia Completo: Boas práticas para gestão de empresas

Compartilhamento

O compartilhamento de conhecimento e de responsabilidades é justamente o que diferencia uma equipe de um grupo comum de pessoas. É muito vantajoso quando a equipe consegue partilhar aprendizagens e dúvidas e experimentar um crescimento em conjunto.

Estimular essa cultura não só em sua equipe, mas também entre ela e os responsáveis pela capacitação, pode ser determinante para que a aprendizagem obtenha progresso. Diante disso, é sempre válido proporcionar oportunidades e espaços para o esclarecimento de dúvidas e a realização de feedbacks. É por meio do questionamento e das sugestões que todos vão conseguir avançar na capacitação de forma significativa.

Monitoramento

Seja em um programa de capacitação ou em qualquer outra atividade relevante para a empresa, o monitoramento é sempre o aliado ideal para avaliar com mais detalhamento os desempenhos, manter as boas práticas e reparar as eventuais falhas.

Mesmo após a implantação do software de gestão, os problemas não estão todos solucionados, mas podem ser melhor observados e corrigidos por meio de relatórios de monitoramento que acompanham de maneira constante os processos da empresa. Atente-se a essa prática para obter maior controle e segurança no seu programa de capacitação.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.