5 soluções para sua empresa impulsionar novas vendas

Tempo de leitura: 8 minutos

Foto de uma lâmpada desenhada em um caderno de anotações com rascunhos de ideias para impulsionar novas vendas.
Ou como se destacar no mercado através de ideias para vendas de sucesso?

Contas no vermelho? Problemas na gestão e aquisição de clientes? Metas não alcançadas? Conheça 5 dicas valiosas para seu negócio impulsionar novas vendas!

Alinhar estratégias para aumento do número de vendas nem sempre é uma tarefa fácil entre pequenas e médias empresas, principalmente quando seu negócio não está indo bem.

A tendência da maioria dos empresários nessas situações é cortar custos e esperar que isso resolva seus problemas, porém esse método já está ultrapassado, além de se mostrar falho e superficial em termos administrativos.

Pensando nisso, elaboramos cinco dicas para o seu negócio eliminar de vez as lacunas e falhas gerenciais, trazendo a você mais tranquilidade ao final do mês.

Ao final deste post, você terá os conhecimentos necessários para melhorar a gestão da sua empresa a partir das seguintes estratégias:

  • Aprendizagem
  • Força de vendas
  • Ações de marketing
  • Relacionamento com o cliente
  • Ferramentas para gestão

Quer elevar o seu negócio a um novo patamar? Continue com a gente! Anote e aplique as seguintes estratégias de sucesso para evolução empresarial!

Aprendizagem

inteligencia de dados
Aprendizagem é a base para suas vendas aumentarem!

Empreender significa inovar. Logo, é preciso que as empresas reconheçam onde se localizam seus erros e, a partir de uma autoavaliação minunciosa, criem soluções concretas e estratégicas com foco no crescimento da taxa de produtividade e consequentemente, impulsionamento das vendas efetivas.

Faça perguntas básicas a si mesmo(a) como “Eu sei exatamente quem é meu cliente? Quais são seus problemas e dores? Minha equipe está engajada no processo de vendas? Como posso reformular meu método de abordagem de prospects?”.

Conheça melhor seu público e sua equipe. Às vezes essa etapa tem bastante esforço na prospecção dos primeiros clientes e nas entrevistas para contratação de recursos humanos, mas depois se perde na correria do cotidiano.

Por isso, reserve um tempo para entender, e se for o caso, reaprender sobre aspectos dos clientes e da equipe que você ainda não havia percebido. Isso pode ser a chave para atualizar e qualificar seu pessoal com novos treinamentos e abordagens de vendas.

A aprendizagem está muito relacionada a outro ponto estratégico para aumentar os lucros: a força de vendas. Siga a leitura para descobrir como o comportamento da sua equipe influencia nos resultados da sua empresa.

Força de Vendas

Como explicado acima, o seu time de vendas deve estar engajado entre si e com os demais departamentos da empresa. Além disso, existem outras características que você precisa levar em conta para formar uma equipe de sucesso.

Qual a postura dos seus vendedores? Eles são proativos? Antecipam problemas e percebem dores não ditas pelos seus potenciais consumidores? Fique atento a isso, pois entregar soluções “extras” às demandas dos prospects será um diferencial para eles optarem pelo seu serviço.

Nesse processo, o líder comercial deve estar alinhado com sua equipe, dando o suporte necessário para que não haja dúvidas ou problemas de comunicação entre o time de vendas.

O líder também tem obrigação de revelar dados e relatórios para que o time de vendas esteja ciente dos objetivos da empresa, e possa voltar seus esforços a alcançar as metas desejadas em cada mês.

Além disso, não esqueça que vendedores com habilidades diferenciadas possuem grandes chances de sucesso, mas cuidado. Eles devem estar em sintonia, complementando e compartilhando suas experiências, sejam elas sobre o contato com cliente ou sugestões construtivas de aperfeiçoamento a colegas de trabalho.

Todavia, não coloque toda a responsabilidade no Setor Comercial da sua empresa, afinal eles são apenas uma das engrenagens que move seu negócio. Veja a seguir como o marketing pode auxiliar na aquisição de leads.

Ações de Marketing

As Ações de Marketing devem ser pensadas em conjunto com os objetivos da empresa pra conquistar novas vendas

Imagine a seguinte situação: um cliente chega ao seu estabelecimento. Ele não sabe muito o que procura ou até que estilo e valor de produto você entrega. Sendo assim, seus vendedores terão um trabalho em dobro para tentar convencer o possível consumidor a realizar alguma compra.

Isso poderia ter sido evitado se sua empresa tivesse nutrido um contato pré-venda com o cliente por meio de ações estratégicas de marketing que nada mais são do que educar o público interessado no seu serviço.

Além disso, o marketing também gera problemas aos seus prospects a fim de apresentar as soluções certeiras que atingirão diretamente as dores deles. Portanto, é preciso conhecer o cliente e ter estipulado um plano de marketing com profissionais adequados para aplicá-lo e melhorá-lo constantemente.

Outra dica valiosa é que o Setor de Marketing e o Setor Comercial andem sempre de “mãos dadas”, com um dando apoio ao outro quando há dificuldades, estabelecendo objetivos comuns e uma comunicação integrada a fim de impulsionar novas vendas.

Assim, preste atenção às ações de marketing do seu negócio, invista em mídia digital como suporte aos vendedores, veja se o time de comunicação está alinhado com os demais setores, entre outras questões conforme a cultura e as metas da sua empresa.

Agora vamos adentrar em um aspecto que envolve determinação não só dos vendedores e do marketing, mas sim de toda a sua empresa: o relacionamento com o cliente.

Relacionamento com o cliente

De nada adianta planejamentos estratégicos, treinamentos de equipe e investimentos em marketing se não forem esforços voltados a quem mais interessa: o cliente.

A construção de um bom relacionamento com os consumidores atuais e potenciais perpassa todos os setores do seu negócio. Não há como separar essa etapa, pois ela deve ser pensada desde a criação da sua empresa.

O que sua marca deseja transmitir ao público? Que posicionamentos você tomará para atingir os prospects? Qual a cultura de tratamento ao cliente da sua empresa? Faça essas perguntas a todos seus funcionários e depois a alguns clientes mais próximos e compare as respostas: se há discrepâncias, alguma provisão deve ser tomada.

Se os seus prospects não são bem atendidos, isso refletirá na imagem da sua empresa, então mesmo que eles não possuam o perfil do seu consumidor ideal, você tem a obrigação de atendê-lo da melhor maneira possível, com tranquilidade e paciência.

Agora se os seus clientes já consolidados não tem um atendimento de qualidade, aí temos um grande problema, porque as chances de perder um peixe que já estava na isca são altas e você não quer correr esse risco, não é mesmo?

Trabalhe intensamente a sua central de atendimento, setor de relacionamento, suporte técnico ou seja lá o nome que sua empresa dá à maneira como ela auxilia o cliente. Evite desavenças, e demonstre que o consumidor sempre tem razão.

Impulsionar vendas não é só arranjar novos clientes, mas também compreender as dores e oferecer o melhor serviço de relacionamento aos seus fiéis consumidores.

Finalmente, para que todo o processo de aumento nas vendas tenha resultados sólidos e mensuráveis, o seu negócio precisa das ferramentas ideais para gestão.

Ferramentas para gestão

Se você aplicou todos os passos anteriores, mas ainda não obteve o crescimento desejado, pode ser que não esteja utilizando as ferramentas adequadas para uma gestão empresarial efetiva.

Seja qual for o tamanho do seu negócio, ele precisa estar integrado a um software de automação comercial. isso facilita a rotina de setores como Administrativo e Financeiro, além de gerar relatórios nas mais diversas áreas:

Vendas

Finanças

Contabilidade

Fiscal

Estoque

Compras

Recursos Humanos,

Produção

Logística

Com um sistema integrado, as chances de impulsionar vendas é alta, visto que sua empresa saberá exatamente onde se localizam os problemas gerenciais.

Afinal, existem detalhes administrativos que nem mesmo os melhores administradores, contadores ou gerentes com suas planilhas manuais conseguem enxergar.

Assim, uma ótima opção para você automatizar seus processos burocráticos em um só lugar é o software de gestão Sfhera ERP, um sistema capaz de clarear a administração do seu negócio com soluções estratégicas em tecnologia.

O sucesso nas vendas está mais próximo do que você imagina!

Recapitulando, atinja suas metas a partir de cinco dicas infalíveis:

  1. Conhecimento detalhado sobre problemas da sua equipe e dos clientes;
  2. Manutenção de um poderoso time de vendas
  3. Alinhamento de estratégias criativas em marketing
  4. Qualidade no atendimento ao cliente
  5. Gestão integrada da sua empresa

Lembre-se que nunca é tarde para adaptar-se a novas estratégias que impulsionam novas vendas e tornam seu estabelecimento mais competitivo no mercado!

Nós te ajudamos a impulsionar suas vendas

Alinhando esses conceitos aos planos do seu negócio, você se surpreenderá com os resultados, então não perca tempo! Estamos dispostos a tirar todas as suas dúvidas sobre os benefícios de softwares corporativos!

Solicite orçamentos das nossas estratégias em software de gestão ERP pelo email contato@sfhera.com.br, ligue pelo telefone (55) 3028-9900 ou inicie uma conversa pelo WhatsApp (55) 99633-9900.

Sua empresa cresce, a gente cresce!

Acesse www.sfhera.com.br e conheça todos os nossos serviços.

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.